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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26654
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Título: | Difusão de inovações na educação a distância: considerações para a Política Nacional de Desenvolvimento Gerencial do Sistema de Único de Saúde |
Autor(es): | ARAÚJO, Breno Caldas de |
Palavras-chave: | Indústria farmacêutica- inovações tecnológicas; Ensino à distância; Política pública |
Data do documento: | 27-Fev-2013 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O objetivo foi avaliar a aplicabilidade da difusão de inovações no planejamento de inovações na EaD para o setor farmacêutico. As inovações na EaD foram consideradas: a) nas ferramentas de comunicação; b) na seleção de aprendizes e tutores; c) nas atividades pedagógicas; e d) no apoio das instituições. Para compreensão do comportamento de adoção de inovações de gestores do SUS, foram selecionados como sujeitos (amostragem aleatória) participantes do Nordeste do Curso EGAF/EaD realizado pela UNA/SUS e UFSC, criado para formar 2.000 gestores no âmbito do PNDG. Estabeleceram-se cinco hipóteses para esta dissertação: (i) o EGAF/EaD terá um efeito positivo sobre o comportamento de adoção de inovações na EaD; (ii) os participantes perceberão a existência de atributos e barreiras de difusão de inovações no EGAF/EaD; (iii) o grupo amostral estará no estágio 2 (persuasão) do processo de tomada de decisão; (iv) o grupo amostral terá percepção positiva diante dos serviços prestados diretamente pelo SUS e de forma suplementar; e (v) o grupo amostral perceberá que o trabalho tem um efeito negativo sobre sua vida social. A metodologia se baseou em análise documental, entrevistas, observação exploratória dos atores e instituições envolvidas no EGAF/EaD: entrevistas a partir de questionários desenvolvidos para examinar as percepções sobre atributos e barreiras que afetam a difusão de inovações na EaD, bem como a estrutura do sistema social. O questionário foi enviado ao final do curso e a confiabilidade do questionário entrevista foi garantida pelo coeficiente alfa de Cronbach (r). Os participantes, em sua maioria, apresentaram-se no estágio 3 (decisão) na escala de tomada de decisão. Neste estágio os sujeitos já estão bem engajados em atividades relacionadas às inovações, também já percebem de forma clara a existência dos atributos (r = 0,918) de difusão de inovações na EaD. A medida de percepção de barreiras também foi válida e confiável (r = 0,746), destas, a necessidade de apoio institucional foi a única barreira considerada forte. Por outro lado, as preocupações com a tecnofobia não foram percebidas como barreiras. Conclui-se que as inovações na EaD afetam positivamente as taxas de aprovação de intervenções entre farmacêuticos e suas organizações no sistema único de saúde. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26654 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Inovação Terapêutica |
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